Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

25 Anos do Museu da Carris

Seja o primeiro a saber

Fique a par das novidades que o Museu tem, para si, neste aniversário especial.

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

O Museu da Carris propõe uma programação gratuita e recheada com momentos distintos ao longo do dia para diferentes públicos. Lançará o projetos inéditos como a “Caderneta de Cromos: Sobre Carris” e a Viagem pelas 28E incluída na Visita Virtual do Museu que reúne, ainda, as viagens a todos os ascensores e elevador da CARRIS. Às 17h é inaugurada a nova exposição temporária do Museu da Carris, “Cidade Invisível” que apresenta fotografias de Américo Simas sobre o quotidiano dos tripulantes e passageiros nos transportes da CARRIS na cidade de Lisboa. Das 10h Às 17h, com intervalo das 13-14h as crianças podem participar em duas atividades de artes plásticas.

Exposição "Cidade Invisível”

Exposição temporária, realizada em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, com uma série de fotografias a preto e branco de Américo Simas e um vídeo de José Barbosa. Um olhar intimista sobre o quotidiano dos tripulantes desvela uma cidade particular e oculta. A inauguração contará com uma visita orientada e o lançamento do catálogo. A exposição ficará patente de 19 de maio a 23 de setembro.

Caderneta de Cromos: Sobre Carris

A “Caderneta de Cromos: Sobre Carris”, trata-se de um projeto inédito que junta o Museu da Carris (Lisboa), o Museu Nacional Ferroviário (Entroncamento) e o Museu do Carro Elétrico (Porto).
Uma caderneta com cromos que representam veículos emblemáticos destes três museus. A edição, limitada, começará a ser comercializada no dia 18 de maio, quer fisicamente, nos três museus, quer on-line, através dos respetivos sites. A caderneta proporcionará momentos de partilha e de troca e, como é tradicional neste tipo de publicações, terá cromos raros. Muitas serão as surpresas a descobrir no dia 18 de maio sobre este projeto, sugerimos que os interessados estejam atentos às redes sociais, sites e visitem os três Museus neste dia. Este projeto surgiu como um desafio do Museu da Carris ao Museu Nacional Ferroviário e ao Museu do Carro Elétrico, no âmbito das comemorações dos 25 anos do Museu da Carris. Para a Secretária-Geral e Diretora Jurídica da CARRIS este é “um projeto de partilha entre três Museus sobre carris, com a ambição comum de despertar a curiosidade e de convidar todas as pessoas para uma visita”. Ema Favila Vieira, que assume também a Direção do Museu da CARRIS, salienta ainda que este projeto é “destinado a miúdos e graúdos, a aficionados do mundo dos transportes, a colecionadores de cadernetas, ou a todos aqueles que, de uma forma desinteressada, queiram simplesmente colecionar cromos dos veículos que marcaram a evolução da mobilidade e dos transportes, em Portugal”.
Projeto com o apoio do Podcast “Sobre carris” > https://www.publico.pt/podcast-sobre-carris.

NOVA PEÇA NO MUSEU!

Chegou a nova Miniatura do Elétrico da CAF

Miniatura de Elétrico produzida pela Encaix Comunicació Visual, S.L. em parceria com a CAF, em 2023. Criado na escala de 1:25 é composto por diversos materiais e pintado à mão visando obter um elevado grau de realismo, inclui detalhes como a iluminação led e os estofos dos bancos em tecido com o padrão original. Pode visitar esta peça no Núcleo 1 do Museu da Carris.

Best Choice for Creatives

This Pop-up Is Included in the Theme