Preservar a memória dos transportes
Um acervo que pertence a LisboaO Museu da CARRIS tem como missão preservar e conservar o seu valioso acervo e divulgar o papel do mesmo como parte integrante e imprescindível no desenvolvimento da cidade de Lisboa. Procura proporcionar uma emocionante viagem no tempo, contando histórias do quotidiano de um povo que ficam retidas na memória da cidade e dos veículos que a percorrem.
Através do estudo e investigação do seu acervo, composto por veículos históricos (elétricos e autocarros) e peças relativas às áreas acessórias da empresa CARRIS, o Museu procura estimular o entusiasmo pelo conhecimento da cidade e dos transportes públicos, e ser uma ponte entre o seu presente, passado e futuro. Os programas de índole cultural e educativa do Museu visam encontrar no universo artístico uma oportunidade de ajudar a desenhar um futuro sustentável, através da arte e inovação pela criatividade. Fazendo parte da empresa CARRIS, o Museu assume ainda o compromisso de divulgação e formação aos seus colaboradores, sobre a história, a cultura empresarial e a relação com a cidade.
O contributo para a cidade de Lisboa
A História da CARRIS desde 1872Desde 1872 que a Carris prestou e continua a prestar um forte contributo para o crescimento de Lisboa, cidade que, ao longo dos tempos, se desenvolveu ao ritmo da evolução do seu sistema de transportes públicos. Esta memória está patente no Museu da Carris que lhe oferece a possibilidade de realizar uma viagem no tempo, através de um vasto acervo, agora à sua disposição. Este acervo integra fotografias, uniformes, títulos de transporte, equipamento oficinal, elétricos e autocarros, entre muitos outros documentos e objetos de grande interesse histórico.