Museu da Carris

Apresentação

Enviar este conteúdo

Os seus dados:

 

Destinatário(s):

Caso pretenda, junte também uma mensagem:

 
MISSÃO

O Museu da CARRIS tem como missão não só preservar e conservar o seu valioso acervo, mas também divulgar o papel do mesmo como parte integrante e imprescindível no desenvolvimento da cidade de Lisboa. Procura proporcionar aos seus diferentes públicos uma emocionante viagem no tempo, contando histórias do quotidiano de um povo que ficam retidas na memória da cidade e dos veículos da CARRIS que a percorrem.

Através do estudo e investigação do seu acervo, composto por veículos históricos (elétricos e autocarros) e peças relativas às áreas acessórias da empresa CARRIS, o Museu procura estimular o entusiasmo pelo conhecimento da cidade e dos transportes públicos, e ser uma ponte entre o seu presente, passado e futuro. 

Os programas de índole cultural e educativa do Museu visam encontrar no universo artístico uma oportunidade de ajudar a desenhar um futuro sustentável, através da arte e inovação pela criatividade.

Fazendo parte da empresa CARRIS, o Museu assume ainda o compromisso de divulgação e formação aos seus colaboradores, sobre a história, a cultura empresarial e a relação com a cidade.
 
A MEMÓRIA DO TRANSPORTE

Desde 1872 que a Carris prestou e continua a prestar um forte contributo para o crescimento de Lisboa, cidade que, ao longo dos tempos, se desenvolveu ao ritmo da evolução do seu sistema de transportes públicos. 

Esta memória está patente no Museu da Carris que lhe oferece a possibilidade de realizar uma viagem no tempo, através de um vasto acervo, agora à sua disposição. Este acervo integra fotografias, uniformes, títulos de transporte, equipamento oficinal, elétricos e autocarros, entre muitos outros documentos e objetos de grande interesse histórico.

O Museu integra ainda a história do Metropolitano de Lisboa, expondo diversas peças, desde uniformes e outros instrumentos de uso quotidiano, a máquinas oficinais e um núcleo alusivo à Arte no Metropolitano de Lisboa. Torna-se assim ainda mais evidente para os visitantes, a ligação da Carris e do Metropolitano de Lisboa com a cidade de Lisboa, e o contributo prestado ao seu desenvolvimento. 

Esta é uma viagem que não pode deixar de fazer com a CARRIS, por isso estamos à sua espera na Rua 1.º de Maio, n.º 101 para lhe revelar a memória do transporte.

Estacionamento gratuito (até ao limite da lotação).


 

Planta da Exposição

 
 
 

A transição entre os nucleos é efetuada de elétrico.