Peça do mês | Óculos de Marta Moura

julho

Aumentar Peça do mês | Óculos de Marta Moura
Marta Moura | Óculos, Acrílico sobre papel, 15x23 cm, 2012

A pintura Óculos pertence à coleção de Arte Contemporânea do acervo do Museu da Carris. Foi adquirida pelo Museu no âmbito da exposição Lost and Found da autoria de Marta Moura. Esta mostra ocorreu na Galeria do Museu da Carris entre Julho e Setembro de 2012 tendo sido comissariada pela galerista Caroline Pagès.
A exposição retratava, num conjunto de pinturas em papel e ainda noutro de esculturas, os mais diversos objetos que diariamente se perdem nos veículos da CARRIS, como carteiras, livros, óculos, sapatos, brinquedos, guarda-chuvas, aparelhos de medição da glicemia ou mesmo próteses dentárias.
“Como repositório, um museu da vida quotidiana, cada objeto deixa adivinhar uma história. A importância sentimental e o valor material para a pessoa que o perdeu, as vivências subentendidas que cada coisa encerra, as possíveis transformações e consequências que a perda causou… Como arqueologia da vida contemporânea, a leitura dos objetos pode definir a própria estrutura e cultura da sociedade, como retrato da própria cidade caracterizado e mediado pelos objetos”, desenvolve a artista.
Pode observar esta peça no Núcleo 1 do Museu da Carris ao longo do mês de Julho.