Peça do mês | Maria Sassetti | A Espera

2017-09-09

setembro

Aumentar Peça do mês | Maria Sassetti | A Espera Maria Sassetti | A Espera, Instalação de desenho e bilhetes antigos, Carpintaria Mecânica, Museu da Carris, Lisboa, 2012

A peça do mês de setembro pertence a Maria Sassetti. A artista utilizou antigos bilhetes para criar uma faixa-bandeira sobre a qual interveio criando representações em desenho de objectos de uso quotidiano dos funcionários e passageiros da Carris. A título de exemplo, chapéus de fiscal e de guarda-freio ou a mala de cobrador.  Pelo seu carácter pictórico alusivo à reprodução e utilizando técnicas de desenho e colagem tornou-se pertinente a colocação deste trabalho na Oficina de Tipografia no Núcleo 2 do Museu da Carris. Atualmente, o desenho pertence ao espólio de Arte Contemporânea do Museu da Carris.

Esta peça fez parte de um conjunto de objetos instalados pela artista no âmbito da exposição do Colectivo Tempos de Vista, intitulada Zona Desactivada, que contou ainda com trabalhos de Inês Teles, Joana Gomes, Margarida Mateiro e Xana Sousa. Inserido nas comemorações dos 140 anos da Carris. No espaço expositivo da Antiga Carpintaria Mecânica este programa expositivo considerou o carácter vivo da Carris, a amplitude das trajetórias e as constelações que define na cidade como premissa para uma série de criações artísticas.