PEÇA DO MÊS | Julho | Máquina de Impressão Brillant Special

2019-07-11

Aumentar PEÇA DO MÊS | Julho |  Máquina de Impressão Brillant Special
Máquina de Impressão “Brillant Special” da emblemática empresa “A. Hogenforst – Leipzig”, 1926. Modelo “Brillant Special XPX” com dispositivo de adaptação a comando individual.

Oficina de Tipografia

A oficina de tipografia foi criada em 1878, tendo por objetivo a impressão de bilhetes que, assim, deveria não só ser mais económica como, igualmente, permitir um combate mais eficaz á falsificação de títulos de transporte.

Os cunhos e matrizes originais foram fabricados nas oficinas de selo da Casa da Moeda.

No fim do 1º ano de atividade, a oficina dispunha de um prelo e de uma guilhotina, manuais, e de uma máquina de picotar. Esta oficina foi encerrada em Dezembro de 2003.

Uma exposição o visitante pode acompanhar as diversas fases de trabalho de impressão: composição, impressão, corte e encadernação e acabamentos.