Museu da Carris

Peça do mês | Carro elétrico n.º 802

Enviar este conteúdo

Os seus dados:

 

Destinatário(s):

Caso pretenda, junte também uma mensagem:

2016-11-01

Peça do mês de novembro

Aumentar Peça do mês | Carro elétrico n.º 802
Pouco antes da 2ª Guerra Mundial, houve a necessidade de aumentar a frota de elétricos de maiores dimensões, devido ao aumento de tráfego de passageiros nas linhas por eles servidas, nomeadamente na linha 15. Assim, a Carris encomendou motores Metrovick e 20 bogies à fábrica Maley & Taunton, bem como todo o equipamento necessário à construção de 10 novos elétricos grandes, que teriam caixas com características bem diferentes das séries anteriores.
Assim, no final de Setembro de 1939, entravam ao serviço os primeiros cinco elétricos desta nova série, possuindo caixas de aspeto mais largo e robusto. Porém, a característica mais marcante era a existência de plataformas fechadas com portas em vez das típicas cancelas de todas as séries anteriores. 
No interior, estes elétricos também apresentavam ótimas inovações, como por exemplo entradas mais amplas e lugar sentado e semi-isolado para o guarda-freio. 
Ao deparar com estes novos veículos de grande porte, era inevitável que o lisboeta os batizasse a preceito, e visto que o desenho gráfico do 1º número da série – 801 – fazer lembrar as três letras da palavra BOI, foi assim mesmo que passaram a chamar-se os novos modelos de elétricos. 
O carro nº 802 foi abatido ao serviço em 11 de Abril de 1978.

< voltar