Museu da Carris

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Esteja atento às principais notícias e atividades do Museu!

 
31.08.16 Peça do mês | Fotografia do Presidente Teófilo Braga no elétrico
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Joaquim Fernandes Teófilo Braga nasceu a 24 de Fevereiro de 1843 em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, nos Açores. Tirou o curso de Direito na Universidade de Coimbra e doutorou-se em 1868.
Em 1872 tornou-se catedrático de Literaturas Modernas e em 1880 participou na organização do tricentenário de Camões, que foi a primeira grande manifestação pública de republicanismo. 
As suas obras e a sua ação política tornaram-no alvo de perseguições, mas apesar disso manteve-se sempre firme na defesa dos seus ideais. Ainda durante a monarquia assumiu os cargos de Vereador da Câmara Municipal de Lisboa e de membro do Diretório do Partido Republicano Português, de que era presidente quando se deu a revolução do 5 de Outubro de 1910.
Foi escolhido para Chefe do Governo Provisório com funções de Presidente da República, sendo o seu governo responsável pela escolha da bandeira nacional a 29 de Novembro de 1910 e “A Portuguesa” como hino nacional. A 14 de Maio de 1915 foi eleito Presidente da República.
Teófilo era um homem extremamente simples, talvez demasiado. Mesmo enquanto Presidente, qualquer lisboeta o podia ver proletariamente a andar de elétrico, com o guarda-chuva no braço ou de bengala já sem ponteira. O exercício da presidência não estaria muito na sua maneira de ser. Quando concluiu o mandato, retoma as suas atividades de investigador.
Teófilo Braga morreu em Lisboa, em 1923 e está sepultado no Panteão Nacional.

31.07.16 Oficinas de Verão
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Aproveite os meses de junho e julho e inscreva o seu filho numa oficina de verão do Museu da Carris.

Para crianças dos 6 aos 12 anos

10.07.16 114.º Aniversário do Elevador de Santa Justa
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“Ex libris” da Baixa lisboeta, este elevador, hoje propriedade da Companhia CARRIS, foi projetado pelo Eng. Raul Mesnier de Ponsard e era, na origem, propriedade de uma empresa especialmente criada para a sua construção e exploração: a Empresa do Elevador do Carmo.
Os trabalhos para a sua construção tiveram início em 1900 com a remoção de terras nas Escadinhas de Santa Justa e o seu momento mais marcante no dia 31 de Agosto de 1901, quando, por sistema de alavanca, em poucas horas, foi feito o lançamento do passadiço destinado a estabelecer, por sobre a Rua do Carmo, ligação entre o topo do Elevador e o Largo daquele nome. Também nesse dia e igualmente importante para o quotidiano e desenvolvimento da cidade, foi a inauguração, pela CARRIS, do serviço de carros eléctricos.
Inicialmente o Elevador utilizava o vapor como força de tração. Em 1907 procedeu-se à eletrificação do sistema.
Em Fevereiro de 2002, tal como sucedeu com os Ascensores do Lavra, da Glória e da Bica, também eles propriedade da CARRIS, o Elevador do Carmo foi classificado como Monumento Nacional.
Para além de uma visita ao local, qualquer interessado poderá consultar informação histórica de pormenor respeitante a este elevador no Museu da CARRIS.

01.07.16 Fotografia do primeiro autocarro da Carris em 1912
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Em 1912, a CARRIS responde aos pedidos dos que necessitavam de se deslocar fora de portas, de forma acessível, rápida e económica. O apelo foi, efetivamente, ouvido pela CARRIS que, então, achou por bem substituir um oneroso prolongamento das linhas de elétrico para o exterior da cidade por outro sistema de locomoção. Por essa razão, foram encomendados a Inglaterra, alguns carros, com o fim de servir esse novo público. 
A primeira carreira destes carros automóveis foi inaugurada nos finais de 1912 e destinou-se a Carnide. Os “carros saloios”, nome que lhes foi concedido pelos trajetos que em breve se abririam, viriam a estender a sua rede para Algés, Carnaxide, Caneças, Montachique, Bucelas e muitas outras localidades que ultrapassavam a moldura citadina. Estes primeiros autocarros da CARRIS tinham a marca Leyland. A 1ª Grande Guerra viria a dar um golpe fatal no almejado anseio dos “saloios”. Cerca de três anos foi o seu prazo de duração. A guerra, no seu prolongamento temporal, veio a determinar a carência de materiais essenciais à utilização destas viaturas: combustíveis, pneumáticos e peças sobressalentes escasseavam ou desapareciam do mercado de importação. Antes, ainda, da sua extinção, em finais de 1915, as carreiras tinham-se estendido a Sintra, percurso aliás com duração efémera. A “linha” Lumiar, Mafra, Ericeira, também foi contemplada, ainda em 1914. 
Não se conserva hoje nenhum dos célebres Leyland que animaram as estradas e que, saindo de Lisboa, levavam fora de portas, entre os seus passageiros, alguns dos turistas às praias dos arredores, aos monumentos de Sintra ou Mafra ou ao simples desfrute de piqueniques na moldura saloia em tardes soalheiras.
Restam hoje, nos arquivos da CARRIS, imagens fotográficas desses primitivos autocarros. 

03.06.16 Nova exposição na Galeria do Museu da Carris
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Exposição de: Carlos Medeiros
Curador: António Pedro Mendes
Disponível de: 3 de junho a 5 de agosto
Horário de Funcionamento: 2ª a 6.ª, das 10:00 às 17:00 horas
Entrada Livre

02.06.16 Dia Mundial da Criança no Museu da Carris
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O Museu da Carris assinalou o Dia Mundial da Criança, com o lançamento do livro infantil “À Descoberta de Lisboa”, da autora Maria João de Figueiroa Rego. O dia começou com uma viagem de elétrico com o objetivo de dar a conhecer a cidade de Lisboa, do ponto de vista histórico, cultural e turístico. A viagem contou com a presença da autora do livro, do ilustrador Luís Anglin, do Eng.º Tiago Lopes Farias, Presidente do Conselho de Administração da Carris, do Metro e do Grupo Transtejo e uma turma de crianças pertencentes à Creche do Alto de Santo Amaro.


Depois desta viagem pela história e pela nossa cidade, procedeu-se ao lançamento do livro infantil, no qual se juntaram aos convidados anteriores crianças pertencentes à escola, “O nosso Jardim”. O ilustrador do livro realizou um desenho de um elétrico durante a apresentação, fazendo as delícias dos mais novos e mais velhos ali presentes. Esta ilustração ficará latente no espaço do Museu da Carris.

Durante o evento, procedeu-se à transmissão do lançamento do livro e da realização da ilustração através de livefeed na página de Facebook do Museu da Carris, de forma que todos os “amigos” e visitantes do Museu pudessem acompanhar as comemorações desta data (pode acompanhar os vídeos recolhidos aqui)

O Serviço Educativo do Museu da Carris deu seguimento à comemoração da data, através de um programa customizado especificamente para esta data para animar os pequenos visitantes do Museu durante este dia. O programa do Museu esgotou todas as vagas que tinha em aberto.

Podemos afirmar que foi um dia muito animado no nosso Museu, em que as crianças puderam ver de perto de que forma os transportes cresceram e se desenvolveram ao ritmo da nossa cidade. Uma verdadeira viagem na história para conhecer a memória do transporte.

01.06.16 Peça do mês | Elétrico n.º 444
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Em Junho de 1901, aportaram a Lisboa os primeiros carros elétricos fechados, no número de 75, numerados de 400 a 474.
Vinham preparados para uma missão que, na época, ninguém adivinhou: transformarem-se num dos logótipos e dos motivos turísticos das ruas da cidade, ao longo de todo o século XX, chegando até aos nossos dias.
O fabricante destes elétricos “de extrema elegância e comodidade” era a St. Louis Car Co. A mítica cidade norte americana homónima da companhia preparava-se, então, para uma grande exposição universal, simbolizando para o resto do mundo o avanço técnico e industrial americano. Mais uma vez, a Carris tinha optado pelo mais prestigiado do seu tempo. Como exemplo da qualidade e robustez destes carros, recorde-se que estiveram nas ruas de Lisboa até 1973.
Os carros vindos de St. Louis sempre foram conhecidos em Lisboa por “os São Luís”. As suas doze janelas possuíam caixilhos com vidro de correr e os frisos interiores, de madeira lavrada, ficaram na memória de quase todos os lisboetas. Os postigos do lanternim (as famosas janelinhas do tejadilho) também eram praticáveis, podendo permanecer abertos no Verão. 
De acordo com os registos, os “São Luís” vieram com interiores de madeira trabalhada, ainda visível neste elétrico, e pintura exterior muito bem acabada, com ornatos a decalcomania. 

01.06.16 Lançamento do livro infantil "À descoberta de Lisboa"
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Venha descobrir Lisboa pela mão do Museu da CARRIS a bordo de um elétrico tradicional.

É este o convite que o Museu da Carris tem para fazer aos seus visitantes no próximo dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança.
Queremos realizar uma viagem inspirada no livro infantil “À Descoberta de Lisboa” que procura mostrar Lisboa  do ponto de vista histórico, cultural e turístico às crianças. 
No final da viagem a autora do livro, Maria João de Figueiroa Rego, vai apresentar publicamente a sua obra infantil.

Sinopse: O livro infantil "À Descoberta de Lisboa" com uma versão em português e outra em inglês, visa dar a conhecer a cidade de Lisboa, do ponto de vista histórico, cultural e turístico a crianças nacionais e estrangeiras, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos. Com esta obra pretende-se, ainda, abranger um universo alargado de crianças desde as nacionais que residem em Lisboa ou noutras zonas do País, às residentes de comunidades imigrantes, com o objetivo de contribuir para uma maior integração e coesão social e às estrangeiras que aqui se desloquem em turismo, sem esquecer a população infantil portuguesa espalhada pelo mundo.

18.05.16 Dia 18 de maio visite o Museu da CARRIS

18.05.16 Museu da Carris recomendado pelo site Sweet Rebel Bride
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A época dos casamentos está prestes a começar e o Museu da Carris continua a ser referenciado como um dos sítios mais originais e especiais da cidade de Lisboa.

Não somos só nós que o dizemos, veja o site Sweet Rebel Bride.
Venha conhecer os nossos espaços. Agende já a sua visita.

16.05.16 Entrada no Museu da Carris alterada por obras

Por motivo de realização de obras, o entroncamento da Rua Luís de Camões com a Rua 1.º Maio vai ser encerrado ao trânsito a partir do dia 16 de maio (2.ª feira).
Por este motivo a entrada no Museu da Carris será relocalizada para junto à estrada para o Espaço Cliente, na Rua 1.º de Maio.

19.04.16 132º Aniversário do Ascensor do Lavra
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Construído pela Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa, foi inaugurado no dia 19 de abril de 1884. Foi o primeiro ascensor a ser construído em Lisboa nos finais do século XIX. O Ascensor do Lavra circula na Calçada do Lavra estabelecendo ligação entre o Largo da Anunciada e a Travessa do Forno do Torel. O sistema de tração então adotado era de cremalheira e cabo por contrapeso de água. Posteriormente utilizou o vapor e, a partir de 1915, a eletricidade. Em 1926 passou para a posse da Companhia Carris de Ferro de Lisboa.
Em 2002 foi classificado como Monumento Nacional.

Comprimento da rampa – 188 m
Inclinação da rampa – 22,9 %
Lotação – 42 lugares, sendo 22 sentados e 20 de pé

09.04.16 72.º aniversário do início do serviço de autocarros
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Hoje comemoramos o 72.º aniversário do início do serviço de autocarros.
Em 9 de abril, utilizando as viaturas adquiridas em 1940 para reforço do transporte de visitantes para a Exposição do Mundo Português, que se realizou em Belém, é inaugurado oficialmente o serviço de autocarros.

01.04.16 Exposição do espólio próprio do Museu
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Exposição Espólio Próprio do Museu da Carris
Disponível até: 30 de abril
Horário de Funcionamento: 2ª a 6.ª, das 10:00 às 17:00 horas
Entrada Livre

Tendo adotado uma política de apoio a jovens artistas, o Museu optou pela cedência do espaço expositivo, sendo oferecida, como contrapartida, uma obra para o espólio do Museu.
É a exposição dessas obras, oferecidas ao Museu pelos diversos artistas, que está agora patente na Galeria.

01.04.16 Exposição "Cadeira Bus"
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Exposição Cadeira BUS
Disponível até: 30 de abril
Horário de Funcionamento: 2ª a 6.ª, das 10:00 às 17:00 horas
Entrada Livre

Trata-se de uma cadeira decorada pelas Mães acolhidas na Casa de Santa Isabel, da IPSS Apoio à Vida, no contexto do Projecto Darte.
O Projecto Darte é um projecto psico-educativo que utiliza uma metodologia de arte como terapia, inovadora em Portugal, para desenvolver a auto-estima e auto-confiança dos seus beneficiários, bem como as suas competências emocionais, sociais e comportamentais.
O Apoio à Vida é uma instituição que acolhe grávidas em dificuldade e as ajuda a ter os filhos e a reorganizar as suas vidas.

21.12.15 Museu da Carris encerra no período de Natal e Ano Novo

O Museu da Carris estará encerrado nos dias 24, 25, 26,  27 e 31 de dezembro e dias 1, 2 e 3 de janeiro.

 

30.11.15 Exposição "Conhecer Portugal de Transportes 2015"
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Exposição de fotografia "Conhecer Portugal de Transportes 2015"  
Disponível de : 8 a 29 de janeiro
Horário de Funcionamento: 2ª a 6.ª, das 10:00 às 17:00 horas
Entrada Livre

Exposição fotográfica composta por meia centena de fotografias selecionadas no âmbito do "Conhecer Portugal de Transportes 2015", um concurso fotográfico lançado em 2015 pela FERNAVE com o objetivo de promover e premiar registos fotográficos de momentos de viagens de lazer realizadas em Portugal, utilizando os diversos modos de transporte que o país tem para oferecer. 

O resultado obtido neste concurso encontra-se agora exposto na Galeria do Museu da Carris, depois da exposição ter visitado em itinerância os seguintes locais: Porto/Estação Porto Campanhã, Lisboa/Estação Rossio e Cais do Sodré.

Consulte o folheto da exposição.
  

24.10.15 130.º Aniversário do Ascensor da Glória
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A Transportes de Lisboa assinala no dia 24 de outubro o 130.º aniversário do Ascensor da Glória.


O ascensor mais movimentado da cidade de Lisboa, projetado pelo engenheiro português Raul Mesnier de Ponsard, foi inaugurado a 24 de outubro de 1885.


Este ascensor utilizava, originalmente, cremalheira e cabo equilibrado por contrapeso de água como sistema de tração, passando, mais tarde, a ser movido a vapor.


Em 1915, depois de várias décadas de viagens noturnas à luz de velas, o segundo ascensor implantado na cidade das 7 colinas, foi eletrificado.

Composto por duas cabines, permite a fácil ligação entre a Praça dos Restauradores (Baixa de Lisboa) e o Jardim de São Pedro de Alcântara (Bairro Alto), num trajeto de colina de 265m.


Pelas suas caraterísticas ímpares, a calçada que dá nome ao ascensor tem sido palco privilegiado de iniciativas culturais e desportivas. O exemplo mais emblemático é a prova de ciclismo “Subida à Glória”, que se realiza desde 1910.


Este equipamento serviu ainda de inspiração a vários artistas, como é o caso da banda portuguesa Rádio Macau que, em 1987, lançou o seu célebre tema musical “Elevador da Glória”.

Para além da imperdível viagem a bordo deste emblemático ascensor, que alcançou a distinção de Monumento Nacional, em 2002, a Transportes de Lisboa disponibiliza informação histórica de pormenor sobre o mesmo noutro espaço de referência, o Museu da Carris.


19.09.15 Exposição Mulheres Escravas e Deusas
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EXPOSIÇÃO ENCERRADA
“Mulheres – Escravas & Deusas” (2015) consiste numa exposição de pintura lançada em Felgueiras a 11 de abril pelo movimento cultural “Tertúlias Itinerantes”, tendo depois iniciado a sua itinerância pelo país, graças a uma parceria entre o movimento cultural e a ACCIG – Associação Cultura, Conhecimento e Igualdade do Género. Em agosto esteve patente em Mangualde e desde o dia 18 de setembro encontra-se em Lisboa, mais concretamente no Museu da Carris.


Saiba mais sobre esta exposição aqui.

31.08.15 EXPOSIÇÃO CHUVA OBLÍQUA
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EXPOSIÇÃO ENCERRADA 
Terá lugar no próximo dia 3 de julho, pelas 20:00 horas a inauguração, na Galeria do Museu, de uma exposição dos curadores Justin Maki & TJ Templeton , intitulada “Chuva Oblíqua”.

Artistas: Beatriz Albuquerque, Rodrigo Bettencourt da Câmara, Brian Bulfer, Andrew Corpuz, André Fradique, Orlando Franco, João Galrão, Sandra Gil, Jesse Jagtiani, Sean Justice, Stephanie Lupu, Frederico A. Mendes, Téo Pitella, Daniel Pires, Angel Settell, Angela Valella e João Vilhena. 

Performance de David Moscovich: 3 Julho de 2015 pelas 20:30 horas.

Para saber mais clique aqui.

Entrada gratuita.

10.07.15 113.º Aniversário do Elevador de Santa Justa
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Celebramos no próximo dia 10 de julho o 113.º aniversário da inauguração do Elevador do Carmo.
Assinalamos o dia 10 de Julho (sexta-feira), o 113.º aniversário da inauguração do Elevador do Carmo ou, como desde muito cedo se tornou conhecido, Elevador de Santa Justa.
“Ex libris” da baixa lisboeta, este elevador, hoje propriedade da Companhia Carris de Ferro de Lisboa S.A., foi projetado pelo Eng. Raul Mesnier de Ponsard e era, na origem, propriedade de uma empresa especialmente criada para a sua construção e exploração: a Empresa do Elevador do Carmo.
Os trabalhos para a sua construção tiveram início em 1900 com a remoção de terras nas Escadinhas de Santa Justa e o seu momento mais marcante no dia 31 de Agosto de 1901, quando, por sistema de alavanca, em poucas horas, foi feito o lançamento do passadiço destinado a estabelecer, por sobre a Rua do Carmo, ligação entre o topo do Elevador e o Largo daquele nome. Também nesse dia e igualmente importante para o quotidiano e desenvolvimento da cidade, foi inaugurado pela Carris o serviço de carros elétricos.
Inicialmente o elevador utilizava o vapor como força de tração, sendo que desde 1907 que o sistema foi eletrificado.
Em fevereiro de 2002, tal como sucedeu com os ascensores do Lavra, da Glória e da Bica, o Elevador do Carmo foi classificado como Monumento Nacional.

01.07.15 SOUSAFONE
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Sousafone é um instrumento de sopro da família dos metais. Trata-se de uma tuba especial que o executante apoia no ombro para que possa executá-la enquanto
anda ou marcha. É o maior dos instrumentos de sopro. Este modelo foi utilizado pela Banda da Carris entre 1960 e 2004.

O instrumento foi idealizado por John Philip de Sousa, compositor dos Estados Unidos da América, considerado o Rei das Marchas, que necessitava de um instrumento capaz de produzir sons graves durante a marcha. A sua produção musical inclui cerca de 15 operetas e várias canções, sendo a mais famosa a marcha The Stars and Stripes Forever, marcha ocial dos Estados Unidos.

John Philip de Sousa nasceu nos Estados Unidos da América, terceiro de dez lhos e lhas de pai português de origem açoriana e mãe alemã. 

Com a sua própria banda, entre 1892-1931, realizou 15623 concertos. Em 1900, a sua banda representa os Estados Unidos na Exposição Universal de Paris.

Morreu de insuficiência cardíaca com 78 anos, em 6 de março de 1932, no seu quarto no Hotel Abraham Lincoln, em Reading, Pensilvânia e encontra-se enterrado em Washington, DC no Cemitério do Congresso.

30.06.15 DIORAMA
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Diorama representando autocarros de dois pisos, circulando na Rotunda do Marquês de Pombal, em meados dos anos 50.

Estes autocarros, da marca AEC Mark III, entraram ao serviço no início dos anos 50, tendo sido retirado de circulação nos anos 80. Representativo dos primeiros autocarros de dois pisos utilizados pela Companhia Carris de Ferro de Lisboa, podemos hoje vê-los em exposição no Museu da Carris.

31.05.15 África em Lisboa no Museu da CARRIS
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Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé marcam presença no “África em Lisboa”, evento que tem lugar no Museu da Carris até o dia 31 de maio, e mostra o melhor das artes performativas, moda, artesanato e gastronomia destes cinco países de ritmos, cores, cheiros e sabores apaixonantes.

Um mercado de marcas e produtos africanos e uma área de gastronomia, com ementas típicas dos países representados, além de espetáculos musicais, teatro, dança, exposições de pintura, escultura e fotografia, tertúlias literárias, moda e acessórios, juntam-se no mesmo espaço, no coração da capital portuguesa, para reavivar sensações aos africanos que moram em Portugal, arrebatar os portugueses que amam África e cativar os inúmeros turistas estrangeiros que visitam Lisboa.

Cada dia terá um país em destaque e, também, momentos de fusão da cultura africana com a portuguesa, numa exaltação à partilha dos percursos quotidianos dos vários povos.

África em Lisboa é paixão!

África em Lisboa
27 a 31 de maio
Quarta a sexta-feira :: 18h00-00h00
Sábado e domingo :: 13h00-00h00
Museu da Carris | Rua Primeiro de Maio, 101-103, 1300-472 Lisboa

Bilhetes:
+ 6 anos:: 5 €/dia
Passe Família/dia (4 pessoas: dois adultos e dois menores 12 anos):: 18 €
Passe 5 dias:: 22 €
Locais de venda:: Bilheteira no local

28.05.15 Nucleo II do Museu da CARRIS encerrado

Entre os dias 28 e 30 de maio (de 5.ª feira a sábado) o núcleo II do Museu da CARRIS estará encerrado para realização de evento privado. No entanto, alguns dos veículos expostos neste núcleo vão estar em exposição junto ao Núcleo III.