Museu da Carris

18 anos a preservar a história do transporte público

Enviar este conteúdo

Os seus dados:

 

Destinatário(s):

Caso pretenda, junte também uma mensagem:

2017-01-31

12 de janeiro

Aumentar 18 anos a preservar a história do transporte público
O Museu da Carris comemora hoje 18 anos de atividade com um programa de atividades direcionado para escolas e para famílias.

Aberto desde 12 de Janeiro de 1999, o Museu da CARRIS apresenta o mais importante acervo no que respeita aos transportes públicos coletivos da cidade, uma vez que acumula todo o património e experiência da Companhia Carris de Ferro de Lisboa, fundada em 1872. Recorde-se que a empresa é responsável pela introdução do chamado “sistema americano” (carruagens de tração animal deslocando-se sobre carris), dos carros elétricos (1901) e, mais tarde, dos autocarros, em 1944. 

Trata-se de um verdadeiro Museu vivo, já que todos os veículos expostos se encontram em perfeito estado de conservação e muitos ainda são usados para viagens com turistas, quer sejam alugados quer sejam utilizados para marcar datas importantes na história da empresa. 

Numa área com cerca de 2 mil metros quadrados, entre elétricos, autocarros de várias épocas e americanos, o Museu da Carris convida a uma viagem no tempo, desde finais do 3.º quartel do século XIX, passando pelas emblemáticas décadas de 40 e 50, até aos dias de hoje. Mas o Museu não se esgota nos veículos em tamanho real. Os mais curiosos têm ainda a oportunidade de conhecer uma importante parte da história de Lisboa, através de diferentes objetos e artefactos, como antigos uniformes, títulos de transporte e fotografias de outras eras. 

Esta é uma viagem que não pode deixar de fazer, estamos à sua espera para lhe revelar a memória do transporte.

< voltar