Museu da Carris

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Esteja atento às principais notícias e atividades do Museu!

 
22.05.17 1 junho | Dia da Criança
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As inscrições para o Mini-Elétrico-Paper estão abertas!

Esta atividade destina-se a grupos escolares.

05.05.17 Protocolo "Passaporte Escolar" entre a CML e o Museu da Carris.
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O Museu da Carris passou a integrar a lista das entidades que fazem parte do “Passaporte Escolar”.
O “Passaporte Escolar” destina-se a  alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e dos alunos do pré-escolar da rede pública. Este programa visa promover a educação não formal, assumindo como missão ser promotor de uma oferta educativa alargada e diversificada.

Para o efeito, foi criado um Passaporte Escolar físico, atribuído a cada aluno, que é apresentado em cada visita de estudo e carimbado pelo equipamento, com a finalidade de o aluno, ao concluir o 4.º ano do 1.º CEB, ter o registo do seu percurso na educação não formal, da Cidade de Lisboa.

A participação das escolas neste programa é gratuita e os transportes das crianças e professores são assegurados pela Câmara Municipal de Lisboa. 
O Museu da Carris, tal como os restantes integrados neste protocolo, realizam um desconto às escolas na visita e oficinas. 
Descontos no Museu da Carris:
•         Grupos de visitas -  3€
•         Grupos para visitas orientadas com jogo e oficina -  3,5€ 
A semana do passaporte escolar decorre entre os dias 2 e 4 de maio. 

19.04.17 Hoje estamos de Parabéns!

A CARRIS assinala, no dia 19 de abril, o 133º aniversário da inauguração do Ascensor do Lavra.

Foi o primeiro ascensor e transporte coletivo de Lisboa e, desde a sua inauguração a 19 de abril de 1884, defrontando com êxito uma das encostas mais íngremes da cidade. Este ascensor estabelece ligação entre o Largo da Anunciada e a Travessa do Forno do Torel.

Encontra-se, desde 2002, classificado como Monumento Nacional.

+ info http://www.carris.pt/pt/ascensores-e-elevador 

19.04.17 Nucleo II do Museu da CARRIS encerrado

Por motivo de realização de evento no núcleo II do Museu da Carris, nos dias 19 e 20 de abril (quarte e quinta feira) este núcleo encontra-se encerrado.
Assim sendo, a visita ao Museu nestes dias será apenas possível aos núcleos I e III e será gratuita.
Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

01.04.17 Peça do mês | Ascensor da Graça
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Construído pela Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa, foi inaugurado em Março de 1893 e estabelecia a ligação entre a Rua Nova da Palma e o Largo da Graça, num percurso que abrangia a Carreirinha do Socorro, Rua dos Cavaleiros e a Calçada de Santo André.
Tal como o seu congénere da Estrela, utilizava um sistema de tração funicular de cabo sem fim, e encontrou na passagem sob o Arco de Santo André – há muito demolido - o seu mais difícil obstáculo.
As elevadas tarifas praticadas (60 réis no percurso ascendente e 40 réis no sentido inverso), conduziram a que durante os primeiros anos de exploração o ascensor apresentasse resultados negativos; só em 1897 pela primeira vez, se verificaram lucros, no valor de 603$562 réis.
Deixou de funcionar em 1910, após 17 anos de serviço.

31.03.17 Peça do mês|Os desaparecidos elevadores de Lisboa-O Ascensor da Estrela
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Estabelecendo ligação entre a Praça de Luís de Camões e o Largo da Estrela, este ascensor, construído pela Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa, foi inaugurado em agosto de 1890.
Acionado por um sistema de tração funicular de cabo sem fim, utilizava composições formadas por um carro rebocador, aberto, e por uma carruagem de caixa fechada sendo as lotações, naquele, de 8 lugares sentados, e nesta, de 10 lugares sentados e 4 de pé em cada plataforma.
O serviço estendia-se das 8 da manhã às 9 da noite, com uma interrupção entre o meio dia e as duas da tarde, e as viagens custavam 1 pataco (40 réis) entre o Camões e a Estrela, ou 1 vintém (20 réis) do Poço dos Negros para qualquer dos terminais.
Os “machimbombos” da Estrela (nome porque eram conhecidos os carros), deixaram de funcionar em 1913.

02.03.17 Nucleo II do Museu da CARRIS encerrado

Por motivo de realização de evento no núcleo II do Museu da Carris, nos dias 2 e 3 de março (quinta e sexta feira) este núcleo encontra-se encerrado.
Assim sendo, a visita ao Museu nestes dias será apenas possível aos núcleos I e III e será gratuita.
Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

28.02.17 Museu da Carris encerrado no Carnaval

O Museu da Carris estará encerrado no próximo dia 28 de fevereiro,  terça feira de Carnaval.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado


21.02.17 Núcleo II do Museu da Carris encerrado

Por motivo de realização de evento no núcleo II do Museu da Carris, nos dia 21 e 22 de fevereiro (terça e quarta feira) este núcleo encontra-se encerrado.
Assim sendo, a visita ao Museu nestes dias será apenas possível aos núcleos I e III e será gratuita.
Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

09.02.17 Núcleo II do Museu da Carris encerrado

Por motivo de realização de evento no núcleo II do Museu da Carris, nos dia 9 e 10 de fevereiro (quinta e sexta feira) este núcleo encontra-se encerrado.
Assim sendo, a visita ao Museu nestes dias será apenas possível aos núcleos I e III e será gratuita.
Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

01.02.17 Peça do mês | Os carros operários
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A 26 de Julho de 1935 é celebrado um contrato entre a Carris e a Câmara Municipal de Lisboa que determina a criação dos “carros operários”, com tarifa especial de ida e volta.
“A partir de 1 de Agosto próximo futuro a Companhia Carris de Ferro de Lisboa, porá em vigor uma tarifa extraordinária com preços reduzidos para os operários, nas carreiras seguintes:
a) Belém a Almirante Reis;
b) Praça do Comércio ao Alto de S. João;
c) Belém ao Caminho-de-ferro;
d) Ajuda ao Rossio;
e) Rossio ao Poço do Bispo.
A Companhia porá em serviço nas carreiras acima descritas e em ambos os sentidos, carros para operários;
Estes carros com a designação “carros para operários”, farão serviço todos os dias úteis e em todos estes carros acima indicados serão vendidos bilhetes a preços reduzidos, só até às sete horas e trinta minutos e em qualquer ponto do seu percurso, entrando em vigor depois desta hora os bilhetes de tarifa ordinária.
O estabelecimento das tarifas e carreiras referidas nesta escritura representa uma concessão voluntária da Companhia Carris, não prevista nos contratos celebrados com a Câmara Municipal de Lisboa e que não afectará, por qualquer forma, os direitos ou obrigações dos referidos contratos, podendo a todo o tempo ser livremente modificada ou anulada pela Companhia Carris de Ferro, se o seu interesse o exigir.”
Estas tarifas estiveram em vigor até ao início dos anos 70.

31.01.17 18 anos a preservar a história do transporte público
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O Museu da Carris comemora hoje 18 anos de atividade com um programa de atividades direcionado para escolas e para famílias.

Aberto desde 12 de Janeiro de 1999, o Museu da CARRIS apresenta o mais importante acervo no que respeita aos transportes públicos coletivos da cidade, uma vez que acumula todo o património e experiência da Companhia Carris de Ferro de Lisboa, fundada em 1872. Recorde-se que a empresa é responsável pela introdução do chamado “sistema americano” (carruagens de tração animal deslocando-se sobre carris), dos carros elétricos (1901) e, mais tarde, dos autocarros, em 1944. 

Trata-se de um verdadeiro Museu vivo, já que todos os veículos expostos se encontram em perfeito estado de conservação e muitos ainda são usados para viagens com turistas, quer sejam alugados quer sejam utilizados para marcar datas importantes na história da empresa. 

Numa área com cerca de 2 mil metros quadrados, entre elétricos, autocarros de várias épocas e americanos, o Museu da Carris convida a uma viagem no tempo, desde finais do 3.º quartel do século XIX, passando pelas emblemáticas décadas de 40 e 50, até aos dias de hoje. Mas o Museu não se esgota nos veículos em tamanho real. Os mais curiosos têm ainda a oportunidade de conhecer uma importante parte da história de Lisboa, através de diferentes objetos e artefactos, como antigos uniformes, títulos de transporte e fotografias de outras eras. 

Esta é uma viagem que não pode deixar de fazer, estamos à sua espera para lhe revelar a memória do transporte.

23.01.17 Núcleo II do Museu da Carris encerrado

Por motivo de realização de evento no núcleo II do Museu da Carris, nos dia 23 e 24 de janeiro (segunda e terça feira) este núcleo encontra-se encerrado.
Assim sendo, a visita ao Museu nestes dias será apenas possível aos núcleos I e III, e o valor do bilhete de acesso terá um desconto de 50% no dia 23 de janeiro e será gratuito no dia 24 de janeiro.
Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

01.01.17 Peça do mês | Máquina Automática de Impressão de Bilhetes
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A oficina de tipografia foi criada em 1878, tendo por objetivo a impressão de bilhetes que, assim, deveria não só ser mais económica como, igualmente, permitir um combate mais eficaz á falsificação de títulos de transporte.
Os cunhos e matrizes originais foram fabricados nas oficinas de selo da Casa da Moeda.
A oficina dispunha, nomeadamente, de um prelo, de uma guilhotina, manuais, e de uma máquina de picotar. Outro instrumento essencial era a máquina automática de impressão de bilhetes construída nas Oficinas da Companhia Carris de Ferro de Lisboa tendo, por modelo, a máquina rotativa de impressão de bilhetes “Chambon”, 1954. Com o dispositivo de adaptação a comando individual, com comando automático, funciona com motor elétrico agregado da marca “Oerlikon” n.º 191.13 – tipo 84.1.4. – 220/380 volts AY 3 fases – 50 ciclos – 4,6 / 2,65 Amp.1,5 HP – 1390 RPM. Disjuntor ‘Metrovikers’ tipo DOC 70. Abatida ao serviço em 1993.

31.12.16 Museu da Carris encerrado

Estimados clientes, 


O Museu da Carris estará encerrado nos próximos dias 24 e 31 de dezembro (sábados).
Desejamos aos nossos clientes boas festas e um próspero ano novo.

30.12.16 Núcleo II do Museu da Carris encerrado

Por motivo de realização de evento no núcleo II do Museu da Carris, no dia 30 de dezembro (sexta feira) este núcleo encontra-se encerrado.
Assim sendo, a visita ao Museu neste dia será apenas possível aos núcleos I e III, e o valor do bilhete de acesso terá um desconto de 50% tendo em conta esta situação.
Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

01.12.16 Peça do mês | Fotografia de pintura de publicidade
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Durante mais de 40 anos, o elétrico foi o único meio de transporte público na cidade de Lisboa. Assim, não é de admirar que, desde cedo, tenha sido utilizado como veículo para publicidade de bens e serviços. Efetivamente, datam dos anos 20 os primeiros registos fotográficos que nos dão conta de que este meio de transporte começou a ser utilizado para publicidade, quer no seu interior quer no exterior.
Mas é a partir de 1947, com a chegada a Lisboa dos primeiros autocarros de dois pisos, que a publicidade na Carris conhece uma larga expansão.
“Os anúncios pintados no exterior dos autocarros de dois pisos harmonizaram-se definitivamente com o ambiente da cidade. Desenhados e concebidos segundo preceitos e normas a que os anunciantes se sujeitam, cada cartaz é uma nota de cor e bom gosto que quase sempre provoca lisonjeiras referências. A pintura e execução destas pinturas são inteiramente realizados na Oficina de Pintura da Companhia Carris.”
Nessa altura, não só a CARRIS, mas também a opinião pública, manifestada através da Imprensa, reconheceram que anúncios bem delineados, e atraentemente pintados, entre os dois pavimentos, davam uma nota alegre, harmonizando bem com as manchas de variegadas cores caraterísticas da cidade. De facto, um autocarro (de dois pisos) sem tais anúncios, parece-nos hoje uma senhora sem “pintura”.
Estes anúncios eram cuidadosamente examinados antes de aceites, quanto a desenho, cor e legendas, apresentando-se depois ao anunciante um orçamento para a respetiva pintura, muito antes de os autocarros serem recebidos da Grã-Bretanha. Ambos os anúncios, um de cada lado, eram pintados por três artistas especializados numa média de dezasseis horas de trabalho. 
Anunciar nos autocarros de dois pisos, em Lisboa, era considerado pelos comerciantes locais um meio seguro e eficaz de atrair a atenção do público para os produtos que desejavam anunciar. Como o espaço disponível estava limitado ao número de autocarros em circulação, as propostas para este género de publicidade tinham inevitavelmente de aguardar a sua vez, pelo que os anúncios em autocarros de dois pisos eram tidos como publicidade privilegiada.

01.12.16 OFICINAS DE INVERNO | Programas de Natal
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Já conhece a oferta de Oficinas de Inverno | Programas de Natal do Serviço Educativo do Museu da Carris?

Construção de um mini elétrico rumo ao Pólo Norte
Já imaginou se o Pai Natal em vez de um trenó voasse para o Pólo Norte num Eléctrico Mágico conduzido por Renas galopantes? Pois bem! Toca a construir um protótipo desse mesmo transporte original. Montar o modelo, decorar, colocar as renas, os presentes, os duendes e o próprio Pai Natal e, claro, leva-lo para casa!

Criação de um postal pop-up para oferecer ao Pai Natal!
Gosta de surpresas? Vamos construir um postal especial para o Pai Natal!
Com recortes e colagens, com cores e purpurinas os desenhos vão saltitar quando abrimos e fechamos o nosso postal. Toca a ser original!

Programa de Natal | Elétrico dos Sonhos ESGOTADO
Este Natal vamos andar num eléctrico estrelado conduzido pelo Pai Natal. Vamos ouvir uma história sobre um menino que queria “apanhar uma estrela”. Teremos muitas personagens divertidas e iremos representá-las através de gestos e sons!
Vamos cantar e desenhar nas janelas com canetas mágicas!

Para saber mais consulte a página das Oficinas ou contate os Serviços Educativos do Museu da Carris.

29.11.16 FESTA NO MUSEU | Agora também aos domingos!
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Agora, o programa das festas de aniversário no Museu da Carris também funciona ao domingo! Venha conhecer o Museu de uma forma divertida.
Ao domingo as festas de aniversário funcionam no núcleo III, ondeos seus filhos podem desenhar, lanchar e fazer pinturas faciais. 

Atividades: Jogo de Pistas e Gincana ou Jogo de Pistas e Parede Mágica

Horário: domingos, das 10:30 às 13:00 horas e das 14:30 às 17:00 horas.

Esta é uma forma diferente de festejar um aniversário, que alia ao aspeto educativo uma vertente lúdica. Irá ser, com certeza, um dia de anos bem passado!
Consulte o programa completo aqui.

Para mais informações contatar:
Serviço Educativo do Museu da CARRIS
T: 213 613 087

24.11.16 NÚCLEO II DO MUSEU DA CARRIS ENCERRADO

Por motivo de realização de evento no núcleo II do Museu da Carris, no próximo dia 24 de novembro (quinta feira) este núcleo encontra-se encerrado.
Assim sendo, a visita ao Museu neste dia será gratuita e será apenas possível a visita ao núcleo I e III.
Pedimos desculpa pelo incómodo causado

18.11.16 NÚCLEO II DO MUSEU DA CARRIS ENCERRADO

Por motivo de realização de evento no núcleo II do Museu da Carris, nos próximos dias 18, 19 e 21 de novembro (sexta feira, sábado e segunda feira) este núcleo encontra-se encerrado.
Assim sendo, a visita ao Museu neste dia será gratuita e será apenas possível a visita ao núcleo I e III.
Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

16.11.16 NÚCLEO II DO MUSEU DA CARRIS ENCERRADO

Por motivo de realização de evento no núcleo II do Museu da Carris, no próximo dia 16 de novembro (quarta feira) este núcleo encontra-se encerrado.
Assim sendo, a visita ao Museu neste dia será gratuita e será apenas possível a visita ao núcleo I e III.
Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

12.11.16 Núcleo II do Museu da Carris encerrado

Por motivo de realização de evento no núcleo II do Museu da Carris, no próximo dia 12 de novembro (sábado) este núcleo encontra-se encerrado.
Assim sendo, a visita ao Museu neste dia será gratuita e será apenas possível a visita ao núcleo I e III.
Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

01.11.16 Peça do mês | Carro elétrico n.º 802
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Pouco antes da 2ª Guerra Mundial, houve a necessidade de aumentar a frota de elétricos de maiores dimensões, devido ao aumento de tráfego de passageiros nas linhas por eles servidas, nomeadamente na linha 15. Assim, a Carris encomendou motores Metrovick e 20 bogies à fábrica Maley & Taunton, bem como todo o equipamento necessário à construção de 10 novos elétricos grandes, que teriam caixas com características bem diferentes das séries anteriores.
Assim, no final de Setembro de 1939, entravam ao serviço os primeiros cinco elétricos desta nova série, possuindo caixas de aspeto mais largo e robusto. Porém, a característica mais marcante era a existência de plataformas fechadas com portas em vez das típicas cancelas de todas as séries anteriores. 
No interior, estes elétricos também apresentavam ótimas inovações, como por exemplo entradas mais amplas e lugar sentado e semi-isolado para o guarda-freio. 
Ao deparar com estes novos veículos de grande porte, era inevitável que o lisboeta os batizasse a preceito, e visto que o desenho gráfico do 1º número da série – 801 – fazer lembrar as três letras da palavra BOI, foi assim mesmo que passaram a chamar-se os novos modelos de elétricos. 
O carro nº 802 foi abatido ao serviço em 11 de Abril de 1978.

26.10.16 Museu da Carris encerrado para realização de evento

O Museu da Carris estará encerrado nos próximos dias 26, 27 e 28 outubro (de quarta a sexta feira) por motivo de realização de evento.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.